sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Tirar ou Não Tirar As Cutículas?

Dúvida: devemos tirar ou não nossas cutículas?

Como eu havia prometido além de fotos das unhas que eu faço eu pretendo colocar posts relacionados a unhas numa forma geral.

Eu resolvi começar com esse assunto porque notei no último post (onde, acredito eu, a maioria das unhas não são de brasileiras) que várias delas tem cutículas.


Antes de continuar vendo a matéria eu quero fazer uma pergunta: você já está participando do sorteio que está rolando aqui no blog? Ainda não! Então não perca tempo e participe já!!! (Clique AQUI)



Aí vai a questão: será que precisamos tirar nossa cutícula? Continue lendo...


Antes de mais nada vamos responder algumas perguntas!
  • Qual a função da cutícula?
A cutícula é uma pele que tem a função específica de proteger a unha em toda sua base. Ela impede a entrada de bactérias, fungos e preserva o formato e a qualidade da unha.

  • É verdade que, depois que se adquire o hábito de retirar a cutícula, ela fica maior? Quem não tira nunca tem cutícula mais discreta?

A pele tem a capacidade de ser estimulada, quando a cutícula for retirada ela sempre será refeita em quantidade até maior.

  • Quais as principais razões para não se tirar a cutícula?

A cutícula não deveria ser retirada devido a essa função protetora, mas há este costume, cultural e se tornou um hábito.

  • Qual a melhor maneira para se retirar a cutícula?

Ir em um local com as regras de higiene bem estabelecidas. Não colocar em água quente, mas sim usar cremes para amolecer a cutícula. O instrumento deve ser aberto na frente da cliente e a cutícula retirada sem machucar.

  • Quais problemas pode acarretar se retirarmos a cutícula de forma errada?

Acarretam machucados, inflamações e também infecções por bactérias e fungos.
Traumas na retirada também podem deixar a unha com depressões e manchas brancas.
  • O que fazer em caso de inflamação?
A inflamação deve ser tratada pelo médico. O máximo que é possível fazer sozinho é deixar em água quente e deixar limpa. O médico muitas vezes usa antibióticos antiinflamatórios e cremes calmantes.
  • O que vale para as cutículas das mãos vale também para as dos pés?
Sim, o pé por estar mais úmido e quente tem mais facilidade de ser contaminado por fungos.
  • Então por que temos essa mania de tirar toda a cutícula?
Muitas manicures acreditam que tirar toda a cutícula dá um acabamento mais bonito na hora de passar o esmalte. Porém nos Estados Unidos e na Europa, principalmente, as mulheres não concordam com isso e não concordam em tirar as cutículas das unhas. A musa da Chanel nos anos 80 Inès de la Fressange é um exemplo clássico de uma dessas mulheres.

Além disso um outro cuidado que nós devemos ter é com as doenças que podem ser passadas através do uso de alicates não esterelizados. As mais graves são Hepatite B e C, mas o que mais acontece de passar são fungos e bactérias. Então, meninas, muito cuidado! E sempre que possível levem seu próprio alicate!

"Existe a chance. Então, o melhor é prevenir do que ter que remediar depois", afirma Paulo Olzon, infectologista e chefe da disciplina de clínica médica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). "Há manicures e manicures. E não há fiscalização [nos salões de beleza] como em consultórios dentários e outras situações em que são utilizados instrumentos cirúrgicos. Por isso, o melhor é ter o seu próprio alicate. Sempre.", alerta.

Uma pesquisa assustadora realizada pela enfermeira do hospital Emílio Ribas, Andréia Chunk com 100 manicures mostrou que apenas 5% delas utilizavam luvas descartáveis, nenhuma lavava as mãos, 93% não realizavam a limpeza prévia dos instrumentos e apenas 7% utilizavam materiais descartáveis. Além disso uma manicure / pedicure de cada 10 participantes apresentou marcadores sorológicos de Hepatite B e C, sendo 8% da B e 2% da C.

  • Assim nos resta outra pergunta: ir em manicures/pedicures é seguro?
Somente se a esterilização dos materiais for feita de forma correta, ou se você levar o material da sua própria casa. E atenção: aquele forninho utilizado em muitos salões de beleza não serve para esterilizar nenhum material, no máximo para assar alimentos! Os equipamentos ideais para a esterilização são ou a estufa ou o autoclave. E antes da esterilização todos os instrumentos devem ser muito bem lavados com água, sabão e uma escova de cerdas macias!
  • O que fazer se eu não quiser tirar mais a cutícula?
A dica é empurrar quando elas estiverem bem molinhas, durante um banho por exemplo e mante-las sempre muito hidratadas! Aqueles cremes que vende para cutículas costumam ser muito bons! 

3 comentários:

  1. Que ótima dica..
    Adorei..

    http://cassiakizzy.blogspot.com/2012/01/nova-colecao-da-cora-rio-40.html

    Beijos..
    =*

    ResponderExcluir
  2. Tem mais de 4 meses que não tiro, apenas hidrato toda noite, tão lindinhas.
    www.cantinhodavanderleia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Flor, gostei muito das dicas.
    Seguindo o blog.
    Poderia me visitar e se possível seguir também?
    Beijos
    TDiaryofteens.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...